Muitos, além de desconhecerem um Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, sequer fazem ideia de sua importância.
Um Projeto de Incêndio contém medidas de segurança contra incêndios, documentando desde o registro de equipamentos existentes, disponíveis e instalados até mesmo à infraestrutura e preparação de pessoal no local.
Quando é necessário?
Sempre que se regulariza, constrói, amplia, reforma, muda-se de ocupação ou uso uma edificação ou área de risco projetada para fins comerciais. Nestes casos, a atenção ao Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio deve ser observada.
A legislação e o Corpo de Bombeiros da região auxiliarão no processo, estabelecendo exigências, princípios básicos e específicos para tanto, como medidas de prevenção, equipamentos, infraestrutura, treinamento de pessoal.
E até mesmo, implementando alternativas de combate, como o fácil acesso do Corpo de Bombeiros ao local, medidas para dificultar que o incêndio se alastre e auxiliar em seu controle e extinção, protegendo trabalhadores e outras vidas que possam estar presentes, minimizando ao máximo danos ao patrimônio e ao meio ambiente.
Minha empresa não possui um, e agora?
É preciso desenvolver e implantar, ou apenas regularizá-lo, para que a empresa esteja em dia com a legislação e em condições adequadas para se trabalhar em segurança.
Os custos em deixar de investir num Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio são altos, podendo causar inúmeros transtornos, desde multas, processos, até mesmo o encerramento das atividades profissionais no local.
Como implantar um Projeto de Bombeiro?
As medidas de prevenção e combate a incêndio são muitas, e variam de local para local e de situação para situação.
Em São Paulo, por exemplo, para que se implante ou regularize um projeto deste tipo, além de obedecer às exigências em legislação, é necessário observar o Regulamento de Segurança Contra Incêndio do Corpo de Bombeiros.
O regulamento e a legislação indicam e determinam as medidas necessárias para elaboração e implantação do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio, considerando o tipo de edificação e ocupação e respeitando suas características sobre área, altura, período de construção, reconstrução, ampliação.
Quem realiza?
O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndiodeve ser desenvolvido por profissionais especialistas na área de Segurança e Saúde do Trabalho.
Algumas empresas contam com uma área reservada para este tipo de trabalho, outras, a maioria, preferem contratar os serviços de consultoria e assessoria de uma empresa especializada em gestão de segurança, serviços e saúde do trabalho. Garanta a segurança do seu negócio com a expertise da nossa empresa em Prevenção e Combate a Incêndio. Entre em contato conosco hoje mesmo para uma avaliação técnica personalizada!